Defesa em Processo Ético Disciplinar

Você também pode conhecer esse serviço como: defesa perante o Conselho de Ética e Disciplina do CAU

 

O que é?

É a opção que a pessoa ou empresa denunciada ao CAU possui para se defender de processo ético-disciplinar em todas as instâncias cabíveis, com a finalidade de evitar ou reduzir eventuais sanções.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoas ou empresas denunciadas ao CAU por infração ético-disciplinar.

 

Quais os documentos ou dados necessários?

Qualquer documento que comprove a defesa e que tenha sido obtido legalmente.

 

Quais as etapas para a realização deste serviço?

  1. Apresentar ao CAU do estado (ou do DF) a defesa fundamentada por escrito. Ela será encaminhada à Comissão de Ética e Disciplina do CAU do estado (ou do DF), que recomendará ao Plenário do CAU do estado (ou do DF) a aplicação de sanção, explicitando as razões de sua decisão, bem como as disposições legais infringidas e a penalidade correspondente; ou o arquivamento fundamentado do processo.
  2. O processo será encaminhado para apreciação do Plenário do CAU do estado (ou do DF), que decidirá pela aplicação de sanção, explicitando as razões de sua decisão, bem como as disposições legais infringidas e a penalidade correspondente; ou pelo arquivamento fundamentado do processo.
  3. Caso discorde da decisão proferida pelo Plenário do CAU do estado (ou do DF), o profissional ou empresa poderá apresentar recurso fundamentado por escrito. O recurso será encaminhado ao CAU/BR, cujo Plenário decidirá o resultado final do processo no âmbito administrativo.

 

Quanto tempo leva?

Entre 3 e 12 meses (o tempo estimado pode variar consideravelmente, pois depende das instâncias que o processo alcança e da agenda das comissões e plenários envolvidos).

 

Quanto custa?

Este serviço é gratuito para o cidadão.

 

Legislação relacionada

Resolução CAU/BR nº 25/2012

Resolução CAU/BR nº 102/2012

Lei nº 9.784/1999

Lei nº 12.378/2010

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo CAU/MA, entre em contato em nossos meios de comunicação:

 

CAU/MA

Rua dos Abacateiros, nº 28, Quadra 04 – Jd. São Francisco
CEP: 65076-010 – São Luís/MA
Tel: (98) 3268-7572
E-mail: atendimento@cauma.gov.br

 

Horários de atendimento:

Atendimento telefônico: Segunda à sexta-feira das 08h às 14h

Atendimento Presencial: Segunda à sexta-feira das 08h às 14h