Emissão de Primeira Via de Carteira de Identidade Profissional

https://transparencia.caubr.gov.br/cartadeservicos5-5/

 

Este serviço pode ser popularmente conhecido como: tirar carteirinha do CAU e solicitar identidade profissional

 

O que é?

É a emissão da primeira via da carteira de identidade profissional para os arquitetos e urbanistas que possuem registro ativo no CAU, com exceção do registro em caráter temporário. A carteira é prova de identificação civil e possui fé pública em todo o território nacional.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Arquitetos e urbanistas com registro ativo no CAU (com exceção do registro em caráter temporário) e que ainda não tenham carteira de identidade profissional.

 

Quais os documentos ou dados necessários?

Documento oficial de identidade com foto atualizada, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, diploma de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e declaração de veracidade das informações prestadas.

 

Quais as etapas para a realização deste serviço?

 

  1. Para solicitar a primeira via da carteira profissional, acessar o SICCAU com CPF e senha e clicar no menu Carteira Profissional e escolher a opção Solicitar Carteira.

 

  1. Verificar os dados cadastrais, confirmar informações e imprimir o boleto com a taxa de solicitação da carteira para pagamento.

 

  1. Após o pagamento do boleto, comparecer ao CAU do seu estado (ou do DF) ou ao posto informado para fazer a coleta da digital, assinatura e fotografia. Se o pagamento não estiver compensado no SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br), deve apresentar também o comprovante bancário. Dependendo da unidade da federação, será necessário agendar previamente um horário de atendimento.

 

  1. Após os passos anteriores, a carteira será emitida e estará disponível para o arquiteto e urbanista.

Quanto tempo leva?

Após a confirmação do pagamento da taxa de expedição, da validação dos dados biométricos e biográficos e da autorização, a carteira será entregue em até 30 dias (este prazo não inclui possíveis atrasos dos Correios ou eventuais falhas na confecção do documento).

 

Quanto custa?

A taxa de emissão é de R$ 64,23 (2020).

 

Legislação relacionada

Resolução CAU/BR nº 146/2017

Lei nº 12.378/2010

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo CAU/MA, entre em contato em nossos meios de comunicação:

 

CAU/MA

Rua dos Abacateiros, nº 28, Quadra 04 – Jd. São Francisco
CEP: 65076-010 – São Luís/MA
Tel: (98) 3268-7572
E-mail: atendimento@cauma.gov.br

 

Horários de atendimento:

Atendimento telefônico: Segunda à sexta-feira das 08h às 14h

Atendimento Presencial: Segunda à sexta-feira das 08h às 14h