Emissão de Certidão de Registro e Quitação de Pessoa Física ou Jurídica (CRQ)

https://transparencia.caubr.gov.br/cartadeservicos8-1/

 

Este serviço pode ser popularmente conhecido como: Declaração de registro, declaração de quitação e nada consta do CAU

 

O que é?

É a emissão do documento que certifica, para os efeitos legais, que o arquiteto e urbanista ou a empresa de Arquitetura e Urbanismo estão com registro ativo e sem débito junto ao CAU. Também pode ser utilizado como comprovante de registro junto ao Conselho por empresas e por profissionais que não solicitaram a emissão da carteira de identidade profissional.

Possui validade padrão de 180 dias, a não ser quando o profissional ou empresa possui algum boleto em aberto – neste caso a certidão é emitida com prazo de validade coincidindo com a data de vencimento do boleto.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Arquitetos e Urbanistas e empresas de Arquitetura e Urbanismo com registro ativo, sem débitos junto ao CAU e que não tenham uma CRQ emitida ainda válida.

Considera-se “sem débito” o arquiteto e urbanista ou a pessoa jurídica de arquitetura e urbanismo adimplente em relação a anuidades, taxas e multas decorrentes de auto de infração ou sanção disciplinar, no âmbito do CAU/UF.

 

Quais os documentos ou dados necessários?

Não há documentação exigida, no entanto, não é possível emitir uma nova CRQ enquanto ainda houver uma já emitida e dentro do seu prazo de validade.

 

Quais as etapas para a realização deste serviço?

 

  1. Acessar o SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU (servicos.caubr.gov.br) com CPF/CNPJ e senha para emitir a certidão, clicando em “Certidões”, “Emitir certidão”.

 

Quanto tempo leva?

Até 10 minutos (serviço online de consulta imediata pelo sistema).

 

Quanto custa?

Este serviço é gratuito.

 

Legislação relacionada

Resolução CAU/BR nº 93/2014

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo CAU/MA, entre em contato em nossos meios de comunicação:

 

CAU/MA

Rua dos Abacateiros, nº 28, Quadra 04 – Jd. São Francisco
CEP: 65076-010 – São Luís/MA
Tel: (98) 3268-7572
E-mail: atendimento@cauma.gov.br

 

Horários de atendimento:

Atendimento telefônico: Segunda à sexta-feira das 13h às 19h

Atendimento Presencial: Segunda à sexta-feira das 13h às 19h